Vazamento de Água

Vazamento de Água na Cidade

Ninguém poderia imaginar que um grande centro como a maior metrópole brasileira um dia passaria pela situação em que se encontra na atualidade.

O problema maior do momento não é a poluição dos seus rios e ares, o caos no trânsito ou o estresse do dia a dia das pessoas, e sim, a escassez de água. Esse problema, que está deixando as autoridades de cabelos em pé, está se tornando mais grave a cada dia que passa. Alguns bairros de regiões periféricas da metrópole já sofrem racionamento de água por conta disso.

A grande São Paulo tem suas águas captadas em três grandes reservatórios que passam por problemas particulares:

Guarapiranga – Abastece 4 milhões de pessoas da região sudoeste da capital. Sofre com a constante ocupação urbana sem saneamento, o que torna a represa cada vez mais poluída.

Billings – Abastece cerca de 1,5 milhão de pessoas, mas poderia ter esse número quase duplicado, não fosse um problema similar ao que acontece em Guarapiranga: a poluição, principalmente proveniente do bombeamento do rio Pinheiros para dentro dela.

Sistema Cantareira – Abastece praticamente a metade da população da grande São Paulo (cerca de 9 milhões de pessoas). O sistema Cantareira é considerado um dos maiores reservatórios produtores de água do mundo. E é justamente ele que sofre o maior de todos os problemas: está secando.

Avaliando as condições dos sistemas de reservatórios e captação de água para a capital e grande São Paulo e, considerando uma certa omissão histórica do poder público em relação às suas condições, no final das contas quem sofrerá as maiores consequências são os moradores, empresas e todos que usufruem e necessitam desta água.

Como não há uma solução imediata, cabe ao cidadão comum evitar que a situação se complique ainda mais. Evitar o desperdício pode ajudar o sistema a não entrar em colapso ou, ao menos, prolongar sua vida. Não vamos falar dos itens básicos como evitar lavar calçadas e banhos demorados, mas sim, sobre aquele desperdício invisível aos nossos olhos, os vazamentos. Saiba como identificá-los e evitá-los:

Hidrômetro: deixe todos os registros da casa abertos e feche todas as torneiras e desligue aparelhos que utilizem água (como lavadoras). Anote o número que este registro demonstra. Depois de uma hora, cheque novamente para ver se algo mudou. Se sim, há vazamentos pelo sistema hidráulico da casa.

Canos alimentados diretamente pela rede da Sabesp: feche os registros da parede e o principal. Abra uma torneira alimentada diretamente pela rede de água da Sabesp. Coloque um copo cheio de água na boca desta torneira (no momento em que a torneira já tenha encerrado o escoamento de água). Se a torneira absorver a água do copo, ou seja, se houve uma sucção, significa que há vazamento na canalização alimentada diretamente pela rede da Sabesp.

Encanamento da caixa d’água: mantendo todas as torneiras da casa fechadas, inclusive o registro principal de entrada, verifique o nível da caixa d’água. Após uma hora aproximadamente, cheque-a novamente para constatar se seu nível baixou. Caso positivo, há vazamento na canalização ou nos vasos sanitários da casa.

Tubulação embutida nas paredes: com a planta da casa em mãos, verifique os locais por onde os encanamentos da água passam. No local exato, faça o teste da batida, ou seja, verifique se há sinal de regiões ocas nas onde o encanamento se encontra. Além disso, verifique se há presença de manchas de mofo e umidade aparente. Caso todos esses sinais forem positivos, há vazamento nesses locais.

Torneiras / vasos sanitários: verifique se há presença de sinais sonoros, movimento de água (no caso dos vasos sanitários) ou goteiras (no caso das torneiras). A presença desses elementos evidencia vazamento e, por conta disso, reparos ou trocas de aparelhos se fazem necessários.

A Limptec desentupidora aposta na conscientização da população para a diminuição dos transtornos do dia-a-dia provocados pelo colapso no sistema de captação de água e provável futuro racionamento em todas as regiões da cidade de São Paulo. Mas, caso necessário, a Limptec estará em prontidão para solucioná-los oferecendo o serviço profissional de caça vazamentos, desentupimento de canos, tubulações, esgoto e conduítes.