Mudanças Climáticas

Mudanças Climáticas

Atualmente, temos percebido que algo estranho tem acontecido com o clima. A seca que toma conta de boa parte do Brasil, as estações do ano que já não representam exatamente os climas típicos, os fenômenos naturais que devastam várias regiões do mundo, enfim, o que estaria gerando este aparente descontrole?

Há a possibilidade de que as próprias mãos do homem estejam colaborando para algumas conseqüências das mudanças climáticas graças a emissão de gás carbônico que seria um dos fatores que estaria influenciando no aquecimento global , mas a própria comunidade científica tem dificuldades em concordar com isto. O tema é tão complexo que há duas correntes de pensamento que se confrontam: Aquecimentistas x céticos.

As mudanças climática que tem afetado o Brasil nos últimos tempos, como o excesso e a falta de chuva em determinadas regiões, são fenômenos relacionados ao aquecimento global. Segundo o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) o fenômeno que aquece as águas da região equatorial do oceano pacífico, interferem em todo clima sul-americano e em boa parte do globo. Trata-se do El Ninõ. O aquecimento dos oceanos na região do Pacífico Tropical muda os padrões de ventos, trazendo, como maior conseqüência, a falta ou o excesso de chuvas. Segundo a corrente de pensamento científica aquecimentista, tal acontecimento é conseqüência do efeito estufa que tem relação direta com a emissão de gases poluentes. Já a corrente de pensamento científica cética, o planeta Terra, que já passou por milhares de fases, continua em constante transformação. Segundo esta corrente de pensamento, o aquecimento global é apenas alarmista, sem fundamentos. Alguns deles chegaram a declarar que o aquecimentismo não passa de marketing para vender a sustentabilidade.

Independentemente dos motivos, sejam eles decorrentes da poluição ou não, o fato é que, na atualidade, o clima tem mostrado sua face mais terrível contra a humanidade. As catástrofes naturais que ocorreram no estado do Rio de Janeiro e região Sul do Brasil que mataram milhares de pessoas, mostraram o quanto estamos despreparados para as oscilações climáticas. A seca no sudeste também demonstra o este grande despreparo. Se políticas públicas tivessem sido tomadas, os reservatórios de água teriam capacidade o suficiente para evitar a falta d’água.

Enquanto esperamos quais as próximas conseqüências das mudanças climáticas, o ideal é agirmos para que seus efeitos sejam minimizados. Na cidade de São Paulo, por exemplo, que sofre com a falta d’água e com a ameaça de esvaziamento total dos reservatórios que abastecem as regiões metropolitanas, a melhor atitude é economizar e repensar a utilização da água. No estado, o governo tem oferecido descontos progressivos no valor das contas de água o que tem trazido bons resultados. Além disto, tem incentivado a reutilização da água principalmente no setor industrial, o que, além de economizar água, também desonera a indústria, trazendo mais lucro e diminuição do preço de seus produtos. Em casa, além de mudar hábitos como o tempo de permanência no chuveiro, é preciso verificar se não há vazamentos na tubulação pois esta é uma das maiores formas de desperdício (a Limptec Desentupidora já abordou o assunto “vazamento de água” em um de seus artigos que pode ser conferido neste link).

Amenizar as consequências dos efeitos causados pelas mudanças climáticas é o dever de todos, especialmente para a Limptec Desentupidora. A Limptec acredita que, muito além de realizar seus serviços com qualidade, alertar a população de problemas que nos assola é tão importante quanto e, por isso, ajuda a esclarecer dúvidas e proporcionar soluções. A Limptec é uma empresa especialista em desentupimento de esgotos, canos, ralos, pias, vasos, etc; e limpeza de fossas, caixas de gordura, caixas d’água, etc, realizando esses serviços com o máximo de qualidade e profissionalismo.

A Limptec Desentupidora trabalha 24 horas por dia oferecendo soluções para desentupimento atendendo os quatro cantos da capital paulista, cidades da grande São Paulo e as principais cidades do interior e litoral.

Limptec. Solucionando com eficiência, rapidez e qualidade.