Dengue – O perigo mora em casa

Dengue

Os meses mais quentes do ano, compreendidos entre novembro e abril, normalmente são também os mais chuvosos. E basta a estação das chuvas se iniciar para que os trabalhos do centro de vigilância epidemiológica do estado de São Paulo sejam intensificados. Em regra, esses meses chuvosos são também os de grande proliferação de insetos, em especial do “Aedes aegypt”, também conhecido como mosquito transmissor da dengue, ou simplesmente, mosquito da dengue.

Esse mosquito se adaptou perfeitamente às zonas urbanas e ainda melhor aos domicílios que as compõem, pois encontrou excelentes condições para reprodução e gerar seus ovos. A fêmea precisa de água limpa parada e regiões sombreadas para pôr seus ovos. Na estação das chuvas, tais ambientes são facilmente encontrados nas regiões urbanas.

A dengue, doença infecciosa aguda, é considerada atualmente um dos principais problemas de saúde pública do mundo. É causada por um vírus transmitido através da picada do mosquito “Aedes aegypt”. Dentre os tipos de dengue, a hemorrágica está entre as 10 maiores causas de hospitalização e pode levar à morte se detectado tardiamente.

Como sintomas, a pessoa apresenta febre, dores de cabeça, dor atrás dos olhos, dores e manchas avermelhadas pelo corpo.

No ano de 2013, o estado de São Paulo apresentou 21.691 casos de dengue, 526% a mais do que em 2012. Já no primeiro mês de 2014, os casos de dengue confirmados caíram 95% em relação ao mesmo período de 2013. Essa queda está relacionada à intensificação das campanhas contra a dengue, mas também, principalmente, devido à incomum falta de chuva neste mês.

Como prevenção, é necessário eliminar os criadouros do mosquito no ambiente doméstico, como água acumulada em calhas, ralos, pratos de vasos de plantas, pneus, entulhos e manter a caixa d’agua bem vedada.

A Limptec Dedetizadora disponibiliza de equipamentos adequados para a eliminação de insetos e de seus criadouros, acabando com qualquer possibilidade de transmissão de doenças, o que propicia mais qualidade de vida e saúde para sua família.

Limptec. Solucionando com eficiência, rapidez e qualidade.

Fontes: Centro de vigilância EpidemiológicaOrganização pan-americana de saúde Combate à dengue