Como Desentupir Pia

Dica: Como desentupir pia

As pias, que normalmente são utilizadas nas cozinhas, banheiros e áreas de serviço, estão entre os utensílios da residência que mais sofrem entupimento. Por conta disto, a Limptec Desentupidora utilizará este artigo para ensinar alguns processos simples para o seu desentupimento, além de dar algumas dicas de manutenção e como aumentar a durabilidade de seus componentes.

Antes de mais nada, é preciso entender o sistema de funcionamento das pias. Logo abaixo do ralo, está localizado o sifão. Ele tem a função de válvula para obstrução da rede de esgoto. Isso serve para evitar que o malcheiro e insetos entrem na residência por esta via utilizando a própria água como bloqueador. Por conta disto, é uma peça fundamental para que a água da pia flua até as redes de esgoto e é um dos principais locais de entupimento já que a maioria acontece nele. Isto se deve, normalmente, pelo acúmulo de materiais orgânicos, como óleos, que são atirados na pia e acabam formando uma camada espessa em sua superfície, diminuindo o fluxo. Então, quando outros materiais sólidos são atirados diretamente no ralo, a obstrução é praticamente certa.

Algumas vezes, o processo de desobstrução é bastante simples e pode ser realizado em casa mesmo. Abaixo, algumas dicas para o desentupimento de pia:

  1. Utilize luvas;
  2. Antes de iniciar o desentupimento, retire todos os utensílios presentes na região onde o sifão se encontra. Normalmente, os gabinetes de cozinha são utilizados para guardar coisas e é exatamente lá que o sifão se encontra;
  3. Retire o sifão utilizando ferramentas adequadas a seu modelo. Há sifões que basta desrosqueá-los para serem retirados;
  4. Feche a saída do encanamento com algo. Um filtro plástico pode solucionar;
  5. Utilizando uma outra torneira, lave-o com auxílio de escova ou esponja até que toda camada de material orgânico seja retirado. Se preciso for, raspe com auxílio de uma faca, por ex.
  6. Recoloque o sifão.

Apesar de solucionar, se o processo de esvaziamento de água da pia continuar lento, então é hora de contatar a Limptec Desentupidora. Neste caso, o entupimento está localizado na rede de esgoto do local, o que, além de comprometer o funcionamento da pia, com o tempo também pode influenciar no fluxo de esgoto de outros locais.

Se houver obstrução na pia é sinal de que há algo errado. Mas antes que isto aconteça, siga algumas recomendações simples que farão aumentar a durabilidade e eficiência do sistema de esgoto residencial e tornará sua atitude sustentavelmente responsável:

  • Utilize cesta para válvula na saída da pia. Ela retém elementos sólidos, responsáveis por grande parte das obstruções simples;
  • Nunca atire na pia produtos oleosos. Em contato com água fria, tendem a incorporar as paredes dos encanamentos e sifões, diminuindo a capacidade de fluxo de água;
  • Para os materiais oleosos, o ideal é armazená-los em recipientes e entregá-los em pontos de coleta. Este material pode ser reciclado e reutilizado pela indústria;
  • Antes de lavar os utensílios de preparo e degustação de alimentos, retire todas as sobras direcionando-as ao lixo. Assim, qualquer possibilidade de que elementos físicos possam se tornar causadores de entupimento é evitada.

A Limptec Desentupidora preza pela qualidade de vida domiciliar. Não havendo entupimento, proporcionalmente diminuirá a possibilidade de doenças (pelo acúmulo de bactérias e materiais em decomposição). Por conta disto, a Limptec busca oferecer dicas para que o entupimento de pia, ralo, vaso e demais tubulações da residência, seja evitado. Porém, disponibiliza-se para a resolução imediata de problemas com entupimento, utilizando ferramentas apropriadas e corpo profissional qualificado que tornam o trabalho rápido e eficaz.

A Limptec Desentupidora trabalha 24 horas por dia oferecendo soluções para desentupimento nos quatro cantos da capital paulista, cidades da grande São Paulo e as principais cidades do interior e litoral.

Limptec. Solucionando com eficiência, rapidez e qualidade.