O risco do convívio de animais domésticos x sinantrópicos. Controle de pragas urbanas

Animais Sinantrópicos - Pragas Urbanas

Os animais sinantrópicos são aqueles que se adaptam ao convívio com humanos sem o seu consentimento, como é o caso de ratos, cobras, aranhas, pombos, insetos, etc.

A partir do momento em que encontram num território urbano condições ideais para sua sobrevivência (alimento, abrigo e água) passam a utilizá-lo independentemente se já ocupado por outros animais ou não. Já os domésticos são aqueles companheiros dos humanos que convivem diariamente nos ambientes domiciliares, como gatos, cachorros, passarinhos, etc. Porém, se este mesmo ambiente utilizado para a cria dos domésticos oferecer as condições ideais para a sobrevivência dos sinantrópicos, tal convivência pode ser perigosa tanto para os domésticos como para os humanos.

Antes de escolherem a sua casa como moradia perfeita, os sinantrópicos terão passado por uma longa jornada até encontrar este conforto. Terão procurado alimentos em lixos, esgotos, e em vários outros lugares cuja contaminação proporcionada pela deterioração dos alimentos e presença de parasitas acontece. Com isto, mesmo que tal animal seja notado rapidamente no ambiente domiciliar e de lá seja sumariamente expulso, ainda assim há o risco de contaminação invisível aos olhos humanos. Além disso, há animais que se reproduzem muito rapidamente, como é o caso dos ratos. Então, além do risco do ambiente contaminado, há ainda a possibilidade da presença de seus descendentes ou até de outros animais, já que o ambiente oferece ótimas condições de sobrevivência para todos. Os animais domésticos, por sua curiosidade instintiva, certamente terão explorado este mesmo ambiente e, ainda que não tenha percebido a presença de sinantrópicos, terão entrado em contato com suas fezes, urina e parasitas.

Os animais sinantrópicos podem transmitir aos domésticos a raiva, leptospirose, criptococose, leishmaniose (a pior de todas elas já que o animal infectado precisa ser sacrificado) e muitas outras. Além disto, os domésticos correm o risco de se tornarem hospedeiros de parasitas como pulgas e carrapatos ou pela ingestão de alimentos contaminados. Sendo portador de algumas delas, ainda que nada seja notado, eles podem transmiti-las aos humanos.

Então ao detectar a presença de animais sinantrópicos no ambiente domiciliar, procure seguir as dicas abaixo:

  1. Realize uma faxina e limpeza de utensílios domésticos buscando locais, principalmente na cozinha, onde esses animais poderiam se instalar. Fundos de armário, quinas e até dentro de panelas são muito utilizados como abrigo;
  2. Contate uma empresa dedetizadora. Somente ela saberá quais os tipos de iscas poderão ser utilizadas num ambiente com presença de animais domésticos. Além disto, elas utilizam equipamentos que facilitam a detecção de ninhos e agem diretamente no ponto;
  3. Troque frequentemente os alimentos e água de seus animais, mantendo-nas isoladas quando não forem utilizadas;
  4. Mantenha seu animal doméstico com as vacinas em dia. Elas ajudam a prevenir que se tornem hospedeiros de parasitas e evitam diversos tipos de pragas e doenças.
  5. Mas antes que a presença desses animais repugnantes seja notada, mantendo o ambiente domiciliar limpo, livre de restos de alimentos e locais perfeitos para o abrigo (como entulhos, acumulo de objetos, lixos, etc.) é a melhor forma de evitá-los em casa.

 

Em caso de surgimento de animais sinantrópicos em casa, contate a Limptec dedetizadora. Ela oferece modernos equipamentos para a realização do procedimento de controle de pragas e dedetização domiciliar. Além de utilizar todas as técnicas específicas para cada ocorrência, a Limptec Dedetizadora também preza pela conscientização objetivando a diminuição de infestações de pragas urbanas e conseqüente transmissão de doenças.

A Limptec Dedetizadora trabalha 24 horas por dia de prontidão para solucionar problemas com infestação de pragas atendendo os quatro cantos da capital paulista, cidades da grande São Paulo e as principais cidades do interior e litoral.

Limptec. Solucionando com eficiência, rapidez e qualidade.

Fontes:
Hagah
Ambiente Brasi
Tua saúde
Unesp

 

Leia mais informaçõesos sobre Controle de Pragas em: