A relação lixo x pragas urbanas

lixo

O Saneamento básico consiste em oferecer serviços que objetivam manter a qualidade de vida de uma população ao evitar que a proliferação de pragas e a conseqüente trasmissão de doenças aconteça nas cidades.

Dentre suas principais atribuições estão o tratamento de esgoto, o abastecimento de água tratada e o recolhimento de lixos domésticos. O abastecimento de água e o tratamento de esgoto, utilizam processos baseados em componentes químicos que as habilitam a se tornarem potáveis e sem gerar qualquer resquício físico. Já o recolhimento de lixo doméstico consiste em transportá-lo até um aterro sanitário onde para sempre ficará. Além disso, objetiva que o controle de pragas urbanas seja realizado. Mas nas periferias das grandes cidades, a falta de planejamento do poder público acaba limitando que os serviços de recolhimento de lixo atuem como deveriam, causando o inevitável acúmulo.

O lixo urbano proporciona um ambiente ideal para abrigo e alimentação de animais e insetos considerados causadores de doenças que provocam sérios riscos à saúde humana. Dentre elas, a leptospirose, tifo murino, peste bubônica, febre tifóide, cólera, malária, dengue e leishmaniose são as mais comuns. Apesar disso, tanto o poder público quanto a própria população trata essa questão com descaso. Descartar lixo em lugares inapropriados dificulta o seu recolhimento e cria os ambientes citados. E isso não se restringe exclusivamente a áreas periféricas: Aquele lixo, restos de materiais de construção e objetos deixados em quintais, terrenos baldios ou mesmo na rua em dias em que as empresas que prestam serviços de recolhimento de lixo não trabalham, podem também proporcionar malefícios à saúde humana.

Em épocas do ano em que a proliferação de pragas urbanas é grande, mesmo que sua residência, comércio ou indústria tenha o ambiente livre de acúmulos de lixos, ainda assim pode não estar livre desse tipo de visita. Se um ambiente próximo propiciar as condições necessárias para sobrevivência, inevitavelmente trará conseqüências para toda região.

Por isso, manter o próprio ambiente limpo, separar o lixo para a coleta seletiva, evitar dispensar objetos em quintais é essencial. Mas também alertar a vizinhança sobre os riscos de se acumular lixo, também é importante.

Se a presença de pragas urbanas se faz notar, contate uma empresa dedetizadora. Quando um tipo de inseto ou animal surge no ambiente, certamente outros de outras espécies também o freqüentarão pois terão encontrado por ali o ambiente perfeito para a sobrevivência e, por conta disso, o controle de pragas se faz necessário.

A Limptec dedetizadora, oferece o que há de mais moderno em equipamentos e técnicas para o combate às pragas. Além de utilizar todas as técnicas específicas para cada ocorrência, a Limptec Dedetizadora também trabalha na conscientização da população (como demonstrado também nesse artigo) objetivando a diminuição de infestações de insetos e animais causadores de epidemias especialmente nas áreas urbanas.

A Limptec Dedetizadora trabalha 24 horas por dia de prontidão para solucionar problemas com infestação de pragas atendendo os quatro cantos da capital paulista, cidades da grande São Paulo e as principais cidades do interior e litoral.

Limptec. Solucionando com eficiência, rapidez e qualidade.

Fontes:
Brasil escola, Mais equilibrio e Reclicando o planeta.